Joe Girard é um nome estranho para muitos portugueses, mas a verdade é que este vendedor tornou-se um ícone nos Estados Unidos no que toca ao mercado das vendas. O seu sucesso atingiu o pico quando ele foi considerado pelo Guiness como o melhor vendedor do mundo. Por isso trazemos para si, neste artigo, um pouco da história e das estratégias utilizadas por Joe Girard.
Quando era mais novo Girard era um jovem muito pobre e por isso começou o seu primeiro negócio aos 11 anos, engraxando sapatos. Dormindo em caixas de cartão durante várias noites, Girard foi crescendo e até aos 35 anos pouco conseguiu, fazendo com que ele se considerasse um vendedor fracassado nessa altura.
Pouco depois Joe Girard decidiu começar no negócio da venda de carros. Porém, o dono do stand não queria aceitá-lo e Girard fez uma proposta interessante: apenas ganharia pelos clientes que trouxesse de fora do stand. Ou seja, ele não poderia tentar vender àquelas pessoas que naturalmente iam ao concessionário. Ele seria obrigado a procurar estratégias para trazer pessoas ao stand e assim formalizar a venda.
Foi então que ele começou a realizar telefonemas, que culminaram na sua primeira venda! No mês seguinte, Girard vendeu 18 veículos e acabou por ser...despedido. Isso porque muitos colegas reclamavam que ele seria demasiado agressivo com os clientes e seria prejudicial para a empresa. Por isso, o seu patrão acabou por mandá-lo embora.
Mas isso não preocupou Girard, que no mês seguinte foi trabalhar para outro stand e a partir daí começou uma carreira de renome. Aqui estão alguns dos records de Girard:
Vendedor com mais vendas de carros num dia (18)Vendedor com mais vendas de carros num mês (174)Vendedor com mais vendas de carros num ano (1425)Vendedor com mais vendas de carros em 15 anos (13 001)
Algumas das estratégias eram bem simples e inovadoras ao mesmo tempo. Aqui vão algumas ideias:
Ele deixava os cartões de visita em todos os locais onde ia.
Girard dava um cartão de visita a todas as pessoas que compravam um carro e dizia que, caso essa pessoa o indicasse como vendedor e ele ganhasse a venda, Girard daria 50 dólares de oferta.
Girard enviava uma mensagem personalizada a todas as pessoas que compravam os seus carros. Para ele, a venda começava após o cliente assinar contrato e não antes.
Todos os meses, em dias diferentes, Girard enviava aos seus clientes uma mensagem a lembrar que ele vendia automóveis e que agradecia se indicassem amigos para o stand dele.
Girard dava um cartão de visita a todas as pessoas que compravam um carro e dizia que, caso essa pessoa o indicasse como vendedor e ele ganhasse a venda, Girard daria 50 dólares de oferta.
Girard enviava uma mensagem personalizada a todas as pessoas que compravam os seus carros. Para ele, a venda começava após o cliente assinar contrato e não antes.
Todos os meses, em dias diferentes, Girard enviava aos seus clientes uma mensagem a lembrar que ele vendia automóveis e que agradecia se indicassem amigos para o stand dele.
E vocês, vendedores, o que fazem de diferente? Já conheciam a história de Joe Girard?
Sucesso em Vendas
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