domingo, 5 de março de 2017

O que é marketing multinível?


O Marketing Multinível ou MMN, como é conhecido, é um modelo de remuneração utilizado para manter a força de vendas de produtos e serviços.

O marketing multinível (MMN) também tratado, às vezes, como marketing de rede, teve origem nos EUA, nos idos dos anos 1940. Desde então, passou por vários ciclos, adaptou-se a diferentes momentos da economia mundial e se espalhou por diversos países. No Brasil, há vários modelos de negócios já consolidados baseados nesse formato e hoje é a atividade profissional principal (em alguns casos, a única) de muita gente.

“O marketing multinível é um modelo de remuneração utilizado para manter a força de vendas de produtos e serviços, onde o pagamento de comissões, bônus ou prêmios são destinados não só ao profissional que faz a venda como também a sua linha patrocinadora”, explica Edmundo Roveri, especialista em MMN. Muita gente costuma confundir Marketing Multinível com Pirâmide e não sabe ao certo o que diferencia um do outro. Afinal, qual a diferença entre Pirâmide e Marketing Multinível? Nesta matéria a nossa equipe explica direitinho e tira todas as suas dúvidas! Mais abaixo, continuamos a debater um pouco essa questão com a visão de Roveri.

Ele acrescenta ainda que “o objetivo da empresa que adota este modelo de negócio é compensar o seu profissional pela venda do produto, bem como os profissionais de sua equipe, que normalmente são os que o recrutaram e treinaram este profissional”.

Diferença entre MMN e pirâmide
Essa compensação a quem inclui força de vendas no sistema de uma empresa, geralmente, é o ponto de conflito que coloca em dúvida se um modelo é marketing multinível ou a fraude conhecida como pirâmide.

Roveri estabelece a diferença. “As pirâmides financeiras são negócios totalmente distintos do marketing multinível. Elas são esquemas ilegais de movimentação financeira. O marketing multinível é uma atividade legalizada, baseada na comercialização de produtos e serviços”, afirma.

Edmundo Roveri ainda acrescenta que o MMN “se baseia em princípios e fundamentos éticos e legais e pode gerar bons rendimentos aos profissionais, dependendo, é claro, dos resultados de cada um”.

O especialista ressalta que é importante atentar a alguns sinais que podem ser indícios de que um sistema não é de marketing multinível, mas uma pirâmide. Ele cita alguns exemplos: “prometer ganhos baseados no investimento, realizar negócios sem produtos ou serviços, ganhar pela ordem de chegada pura e simplesmente, independente de obter resultado em vendas, e participar de negócios sem empresas, são seguramente indícios de pirâmides financeiras”.

As pirâmides têm prazo de validade. Quando o número de pessoas entrando no esquema começa a diminuir, os ganhos também entram em queda. Em um dado momento, ninguém mais vai entrar no jogo e aí tudo vai por água abaixo. No marketing multinível, não. Mesmo que ninguém mais entre na rede, se os membros continuarem vendendo (já que o sistema será baseado em produtos ou serviços), a empresa continua gerando receitas. Neste artio, Venda Direta: 3 empresas que cresceram utilizando o modelo, você aprende um pouco sobre o que é venda direta (que muitas vezes tem relação com o marketing multinível) e conhece empresas que estão crescendo com o modelo.

Um comentário:

  1. Olá, gostei muito do seu artigo sobre marketing multinível, realmente esse é um assunto de grande relevância, haja vista o marketing de rede tem se tornado cada vez mais sólido no brasil e tem feito a diferença na vida de milhares de pessoas que buscam uma oportunidade para mudar de vida.

    Quero compartilhar com você e seus leitores um manual passo a passo para ter sucesso em marketing multinível. Esse conteúdo eu utilizo para treinar a minha equipe na empresa que desenvolvo, mas pode ser adaptado para qualquer projeto de MMN. Tenho certeza que seus leitores irão gostar muito desse conteúdo porque se trata de um material de grande relevância, inclusive eu mesmo utilizo no meu dia a dia e sempre que preciso me reciclar leio e me atualizo. Para acessar o manual prático para o sucesso em MMN aqui está o link: http://hinodeperfumes.org/marketing-multinivel-no-brasil-guia-inedito/

    Grande abraço,
    Aurélio Santana

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